sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Campanha visa aumentar vagas em creches de RP



Segundo MP, cerca de 7 mil crianças estão fora das escolas

EPTV Ribeirão, Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2007

26/01/2007 - 15:02 - Foi lançada nesta sexta-feira (26) em Ribeirão Preto a campanha Ciranda em Defesa da Educação Infantil. A iniciativa é liderada pela Promotoria da Infância e Juventude e visa aumentar a oferta de vagas nas creches da cidade.

Representantes das sete entidades (correção do site: são 13 entidades) participantes da campanha começam a percorrer os bairros para orientar as mães como elas devem fazer para garantir as vagas em creches.

Um levantamento do Ministério Público indica que faltam 7 mil vagas para creches e pré-escolas em Ribeirão. O município já tem 250 mandados de segurança que obrigam a prefeitura a oferecer vagas para crianças de até cinco anos. As mães reclamam que não têm onde deixar as crianças, que acabam trancadas em casa.

Segundo Ana Paula Soares da Silva, professora de psicologia e de educação infantil da Universidade Estadual de São Paulo (USP), a cidade possui apenas 13% de crianças entre zero e três anos em creches. “Com isso, muitas mães ficam sem trabalhar e, além disso, as crianças deixam de entrar em contato com propostas pedagógicas”, disse.

O secretário da Educação de Ribeirão Preto, José Norberto Callegari Gomes, disse que a prefeitura não teve condição de expandir o setor de educação infantil no ano passado mas que, este ano, foram abertas 1,5 mil novas vagas em três escolas e mais 500 vagas em creches.

Nenhum comentário: