quinta-feira, 15 de março de 2007

Prefeitura deve construir três creches


A Secretaria da Educação vai abrir licitação para a construção de três creches, das seis previstas para serem edificadas ainda no governo do prefeito Welson Gasparini (PSDB). A afirmação foi feita ontem pelo secretário José Norberto Callegari Lopes, que tomou posse do cargo no início de janeiro. Desde que assumiu a prefeitura de Ribeirão Preto, Gasparini construiu 3 creches e 3 EMEIs (Escola Municipal de Ensino Infantil), o que ampliou o atendimento da rede em 1.920 vagas.

A construção destas creches pode minimizar o problema enfrentado pelo atual secretário da Educação: a pressão feita pelo Ministério Público para que a prefeitura atenda à demanda de vagas nesta modalidade de ensino. A promotoria estima que no mínimo 7 mil crianças estão fora das creches no município.

O MP tem entrado com ações na Justiça solicitando vagas e, nos últimos dias, 95 ações foram concedidas. Anteriormente já haviam sido respondidos 210 mandados, mas ainda existem mais 1.263 ações para serem propostas reivindicando vagas em creches. Levantamento feito no Jardim Progresso mostra que o bairro precisa de 180 vagas.

“A construção é uma iniciativa importante e mostra que a prefeitura está correndo atrás do prejuízo e respondendo a uma situação de emergência, visto que não conseguiu fazer um planejamento adequado de uma demanda que é antiga”, diz Adriano Gosuen, assistente técnico do Ministério Público.

Ele salienta que crianças em creches representam uma melhoria da qualidade de aprendizagem que vai repercutir em toda a vida estudantil da pessoa.

Fonte: Jornal A Cidade, Ribeirão Preto, 15 de Março de 2007

Link: http://www.jornalacidade.com.br/geral/ver_news.php?pid=34&nid=51450

Nenhum comentário: