segunda-feira, 27 de novembro de 2006

USP se engaja na defesa da Educação Infantil

Movimento “Ciranda em Defesa da Educação Infantil: pública, gratuita e de qualidade para todos” percorre bairros da cidade para alertar a população sobre os direitos e o dever do poder público em matricular as crianças em creches e pré-escolas

23/02/2007 - Os bairros de Ribeirão Preto foram literalmente “invadidos” pelos participantes da “Ciranda em Defesa da Educação Infantil”. O movimento foi lançado oficialmente no final de janeiro e pretende chamar a atenção de todos para a necessidade de que o atendimento à Educação Infantil (creche e pré-escola) aconteça como mandam as leis: que as vagas sejam suficientes e que exista qualidade no atendimento. Segundo Adriano Gosuen, assistente técnico de promotoria, é preciso ampliar o atendimento público, garantindo que seja gratuito e de qualidade para todos. O movimento repercutiu na USP Ribeirão e ganhou apoio de órgãos e entidades da universidade. Já foram percorridos sete bairros em duas cirandas e estão programadas mais três no primeiro semestre. “No total, de várias maneiras diferentes, já cadastramos 517 crianças que necessitam de matrícula em creche ou pré-escola. Já entramos com mandados de segurança para 210 crianças, vamos ingressar com outros 178 e mais 129 ações civis públicas”, relata Gosuen.

O movimento reúne a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Ribeirão Preto, a Pastoral da Criança, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Psicologia (CRP), o Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CEDHEP), o Fórum Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, a Amar Ribeirão, a Cáritas. A USP está representada pelo Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (Cindedi), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), e pela Creche Carochinha. O grupo tem o apoio do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Ainda segundo Gosuen, a prioridade do movimento são os bairros que tenham enorme demanda de creche ou os que já tiveram julgadas as ações civis públicas que o Ministério Público ingressou para garantir que o município cumpra seu dever de matricular as crianças. O Ministério Público detectou a necessidade de sete mil novas vagas, seis mil em creches e mil em pré-escolas, para se atingir as metas definidas em lei. Os integrantes da “Ciranda em Defesa da Educação Infantil”, com bexigas laranjas em punho, marca do movimento, percorre os bairros e promove debate com os moradores, quando levam informações para os familiares das crianças, colegas e amigos sobre como efetivar o direito à educação pública de qualidade.

Em janeiro, durante o Curso de Formação Continuada dos profissionais da Creche Carochinha da Coordenadoria de Assistência Social da USP, ficou definida a participação institucional da Creche na Campanha, tanto nas discussões como nas ações do movimento. Mais informações com Adriano Gosuen - Assistente Técnico de Promotoria, telefone 3629.3848, na Creche Carochinha 3602.3588 ou no Cindedi/USP – 3602.3791.

Fonte: Jornal USP Ribeirão, 27/11/2006

Link: http://www.ribeirao.usp.br/Noticias/NoticiaIntegraPub.asp?id_noticias=443

Nenhum comentário: